Saúde

Quanto tempo o tempo tem?

Aprenda a dar utilidade ao tempo

 

Tal como tem sido sobejamente noticiado, o nosso país, e o mundo no geral, atravessa um período crítico. Um novo vírus tem-se alastrado a uma velocidade alarmante, preocupando médicos, cidadãos e políticos. Alguns profissionais de saúde têm apontado apenas duas soluções para a resolução de um problema de todos. Ou encontramos uma cura que trate este novo vírus, ou temos de controlar a velocidade de propagação, de forma a ser possível dar uma resposta eficaz a este problema. Tendo em conta que ainda não existe uma cura conhecida, resta-nos, enquanto sociedade responsável, optar pela segunda opção. Se é verdade que a quarentena e o isolamento se apresentam como medidas necessárias à prevenção da nossa saúde física, não é menos verdade que se constituem também como enormes desafios à nossa saúde mental. O desconhecido, o facto de nos vermos privados da nossa liberdade ou imprevisibilidade financeira de toda a situação, assumem-se como aspetos, entre outros, que são passíveis de gerar mal-estar psicológico para uma parte considerável de todos nós.

 

Habituados a uma rotina com um ritmo alucinante, vemo-nos agora no polo oposto, com compromissos adiados, trabalhos suspensos e uma sobra de tempo a que não estamos acostumados. De forma a minimizar o impacto deste período difícil, é muito importante mantermos as rotinas o mais possível. Neste sentido, é importante que tire um tempo para se reorganizar, elencar tarefas e atribuir-lhes um tempo específico para a sua realização.

 

Sugeria-lhe que pense em diferentes atividades, desde atividades de lazer (ver um filme/ série, ler, jogar um jogo tradicional ou virtual) a outras de cariz profissional e/ou pessoal. Porque não aproveitar este tempo para fazer uma autoavaliação profissional? Encontrar os seus pontos menos fortes, perceber em que matérias se sente mais desconfortável e com o tempo disponível procurar estudar, permitindo-se a ser um profissional melhor preparado e mais confiante. Porque não aproveitar este tempo para fazer uma introspeção individual. Quem sou eu hoje? O que gostaria de modificar em mim, ou que gostaria de aprender, mas por falta de tempo não me permito? Na verdade, com as novas tecnologias, hoje é possível fazermos treinos sem sair de casa, é possível aprendermos a tocar um instrumento através do youtube, é possível fazer cursos das mais diversas áreas de forma totalmente online e por vezes gratuitas. O que tem para ensinar aos outros? Pois se podemos aprender através de outros de forma online, também podemos ser nós a ensinar algo que outros gostassem de aprender.

 

Portanto, é possível usarmos este tempo com atividades que nos deem prazer, mas também é possível usá-lo como tempo de crescimento quer profissional quer pessoal. No entanto, não se esqueça que é muito importante escrever a sua rotina, dividi-la por dias da semana e por intervalos de 1-2 horas e destinar de que forma vai aplicar o seu tempo. Poderá desta forma sentir-se mais estruturado e aumentar a perceção de utilidade do tempo aplicado nas diferentes tarefas.

 

Também pode relacionar