Nutrição

A importância de uma Nutricionista para a sua saúde

Muitas das vezes o insucesso de uma dieta está na própria dieta

Na presente conjetura vivemos na era do digital onde a proliferação de (des)informação atingiu proporções nunca antes vistas. Na verdade, parece que hoje todos têm alguma coisa a dizer sobre o tema Nutrição e Alimentação, levando à criação de tendências/modas alimentares que infelizmente, na sua maioria, carecem do rigor e da fundamentação científica que esta temática assim o merece. Este panorama ressente-se em contexto de consulta de Nutrição, pois antes assistíamos a uma postura de escuta por parte do cliente e hoje o consultório transforma-se num palco de debate e esclarecimento face a ideologias que o cliente apresenta baseadas em blogs, redes sociais e comunicações feitas por figuras públicas.

 

Infelizmente, está a ser perdido o “norte” da essência da Nutrição. O ser humano está numa busca incessante pela dieta milagrosa e demasiado preocupado em catalogar os alimentos em “bons” e “maus” ou com a capacidade de “engordar” ou “emagrecer”, quando no final não passará por aí a resposta para o sucesso da sua dieta. É então aqui que entra o tão vital papel do Nutricionista. O Nutricionista é o profissional de saúde capaz de avaliar o estado nutricional de cada indivíduo, analisar o seus hábitos alimentares, definir as suas necessidades nutricionais e consequentemente traçar objetivos realistas que serão atingidos com recurso a um plano alimentar equilibrado, mas sobretudo personalizado. Neste contexto, já fará sentido falar de quais os alimentos mais e menos adequados, quais as combinações mais certas e até mesmo o momento do dia mais indicado para cada opção. Mas sempre com a certeza de que essas recomendações podem tomar outro rumo consoante a pessoa em causa, por isso é que o plano alimentar é individualizado e não deve ser transmitido ao amigo/familiar.

 

O Nutricionista pode atuar em que vertentes?

 

  • Promoção da saúde: A alimentação é uma das preciosas peças para a saúde. O nutricionista pode auxiliar na prática de uma alimentação saudável contribuindo para a prevenção de doenças crónicas como a hipertensão, a diabetes, problemas cardiovascular e ajudando a fortalecer o sistema imunitário.

 

  • Auxiliar na perda de peso: O peso assume muitas vezes um papel importante na autoestima. O Nutricionista deve elaborar um plano alimentar personalizado hipocalórico, mas realista e ajustados às preferências alimentares de cada um. Deve ser feito um acompanhamento atento para que nunca se atinga a desmotivação.

 

  • Acompanhar antes, durante e depois da gravidez: O estado nutricional da mãe é preponderante para a saúde da mãe, mas também do feto e esse trabalhado inicia-se antes da gravidez. Compete ao Nutricionista ir adaptando as necessidades nutricionais ao longo da gestação.

 

  • Orientar em casos de intolerâncias ou alergias alimentares: Informar de quais os alimentos que devem ser eliminados, orientar para a leitura e interpretação dos rótulos pois neste contexto ganha uma importância ainda maior e explicar a melhor forma de compensar essas restrições alimentares.

 

  • Melhorar a performance desportiva: O nutricionista deve fazer o planeamento alimentar do atleta e se necessário completar com suplementação desportiva. Este poderá ter como objetivo melhorar a performance em competição, reduzir riscos de lesão e aumentar o rendimento durante treinos por exemplo.

 

Estas são algumas das vertentes que o Nutricionista pode atuar e que podem levar à sua procura. O importante é reter que a alimentação deve ser algo personalizado e que cabe a cada um a responsabilidade de não seguir recomendações/dietas sem fundamento científico, esse é o caminho fácil. Muitas das vezes o insucesso de uma dieta está na própria dieta. Assim, procure um Nutricionista para o orientar e esclarecer pois essa sim será a chave para o sucesso.

 

 

Drª Sofia Xavier - Nutricionista

Também pode relacionar

Nutrição

Ovos recheados