CURIOSIDADES

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Saúde

02-11-2020

Os cuidados a ter com a sua pele em época de Covid-19

Hoje vivemos uma das piores pandemias mundiais, e segundo as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), a utilização de equipamentos de proteção individual, como a máscara, é agora recomendada de forma generalizada.

A utilização da máscara pode a longo prazo causar efeitos colaterais na pele do rosto, uma vez que, criam um ambiente quente e húmido e quando usadas por tempo prolongado podem causar irritações, erupções cutâneas, prurido, acne e dermatites de contato, em casos extremos pode levar a hiperpigmentações, descamação e hematomas pelo atrito constante. Em pessoas em que já apresentem uma patologia crónica de pele previamente identificada, como acne, rosácea, dermatite atópica, dermatite seborreica ou psoríase podem também agravar o seu quadro clínico.

Assim, surge a necessidade de adotar medidas de prevençãopara as complicações anteriormente descritas:

  • É importante uma limpeza diária e regular com um gel de limpeza (adstringente e loção micelar) adquado ao seu tipo de pele. Após a utlização prolongada da máscara recomendamos a higienização do rosto;
  • Deve hidratar a pele com mais frequência, sendo que o cosmético não deve ser abrasivo para a pele e lhe provoque uma maior irritação, nomeadamente cremes anti-envelhecimento (contendo retinoides, alfa-hidroxiácidos não prescritos por profissionais, já que estes produtos acabam por comprometer o efeito barreira da pele) deve investir em fórmulas ricas em princípios ativos restauradores e calmantes com as ceramidas e vitamina E;
  • Evitar o uso de maquilhagem e aproveitar alguns periodos de descanso de forma a deixar a pele respirar e não obstruir os poros.

É importante não esquecer os fatores emocionais como potenciais causadores de alterações dérmicas. Esta situação pandémica leva-nos a uma insegurança constante e a uma mudança de rotina que aumenta os nossos níveis de stress, que por sua vez, origina uma desregulação hormonal, aumentando assim, a produção de cortisol estimulando as vias inflamatórias e consequentemente maior oleosidade na pele favorecendo a proliferação da bactéria do acne.

Assim, é fundamental uma avaliação promenorizada do seu rosto, bem como, do seu stress e ansiedade por parte de profissionais especializados de forma a diminuir e pervenir as complicações associadas ao uso da máscara.

 

Marque a sua consulta de avaliação junto dos nossos profissionais de saúde.

Beleza

26-08-2020

Os 10 benefícios do Pilates Clínico

Este método centra-se no controlo do core e de todo “cilindro de estabilidade”, ou seja, pavimento pélvico, diafragma, abdómen e coluna dorso-lombar. Para tal, é fundamental o conhecimento de todas as estruturas intervenientes (músculos principais como: transverso abdómen; psoas e multífidos), bem como dominar a sua acção. Assim, é uma terapia direcionada para tratar disfunções ao nível postural, bem como problemas de dor na coluna vertebral, mais especificamente dor lombar.

 

Além de trabalhar aspetos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento fisíco, também lida com a parte mental: como exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o stress.

 

Conheça os seus 10 benefícios:

 

  • Maior consciencialização corporal;
  • Trabalho focado na respiração;
  • Consciencialização da contração do core;
  • Potencialização de forma eficaz e segura da qualidade de movimento;
  • Adaptação do exercício às necessidades específicas;
  • Aumento da mobilidade através do aumento dos níveis de força muscular;
  • Prevenção e reabilitação de fraquezas musculares;
  • Trabalho focado no pavimento pélvico;
  • Reeducação postural;
  • Aumento da estabilidade lombar.

 

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Lifestyle

23-06-2020

Dormir para viver melhor

Tal como qualquer animal, nós o ser humano, necessita de ter uma boa rotina de sono para que todas as suas funções sejam executadas de forma plena. Apesar de nas diferentes etapas de vida, necessitarmos de quantidades diferentes de sono, este revela-se fundamental em todas elas. Frequentemente e por diferentes motivos, a nossa qualidade de sono fica comprometida. Neste sentido, é normal sentirmos cansaço, falta de concentração, uma maior irritabilidade, oscilações de humor ou até dores físicas. É também compreensível, que em fases de maior stress ou em acontecimentos de vida negativos, o nosso sono fique afetado. Contudo, podem haver outros hábitos mais rotineiros que afetem a nossa capacidade de descanso e a qualidade do tempo que passamos a dormir. De facto, a insónia acaba por ser um problema relativamente frequente e que pode comprometer o nosso dia a dia. De forma a resolver esta questão, é muito importante manter uma rotina de sono coerente e consistente.

 

Se numa era onde somos “invadidos” por tecnologia e onde esta parece ser a solução para muitos dos problemas do mundo atual, para questões do relacionadas com o sono estas poderão ser um problema adicional. Hoje temos acesso a um sem número de conteúdos online altamente estimulador. Um dos aspetos a ter em conta, quando se procura ter uma rotina de sono saudável passa por reduzir a estimulação que nos sujeitamos, cerca de uma hora antes de dormir. Existem videojogos e/ou aplicações que podem ser altamente viciantes e que várias vezes estimulam a nossa atenção e concentração. Neste sentido, poderá ser importante não nos expormos a este tipo de estímulos se o nosso objetivo for ter uma noite de sono reparadora. Como forma de substituir, podemos optar por uma leitura tradicional. Regule o tempo a que se expõe a este tipo de atividades e subsitua por outras menos estimulantes cerca de uma hora antes de adormecer. Desta forma, poderá contornar dificuldades sentidas quer ao adormecer quer na qualidade de sono obtida.

 

Existem muitos outros motivos que podem comprometer a sua qualidade de sono. Existem motivos que poderão requerer soluções de um grau de complexidade superior. No entanto, a mudança de pequenos hábitos e rotinas pode ser a chave e a mudança para atingir a qualidade de sono que pretende para si. Lembre-se que, muitas das dificuldades que enfrenta no seu dia a dia podem começar em rotinas de sono disfuncionais. Desta forma, pequenas mudanças nos seus hábitos e padrões poderão refletir-se em enormes ganhos e mais valias, no que à sua qualidade de vida diz respeito, quer a nível pessoal quer a nível profissional.

 

Dr. José Garrett - Psicólogo & Coach em saúde e bem-estar