CURIOSIDADES

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Beleza

19-08-2022

Adeus retenção de líquidos e edema!

Antes de abordarmos este tema, vamos contemplar todas as causas e motivos pelo qual a retenção, mais popularmente conhecida por “inchaço”, são uma constante nas nossas vidas, assim como vamos ajudá-la/o a compreender todas as estratégias para a sua redução e prevenção!

 

O que é a retenção de líquidos?

 

A retenção de líquidos acontece devido a uma insuficiência venosa e /ou linfática, limitando o retorno venoso/linfático, o que consequentemente, leva à formação de edemas no espaço que envolve os tecidos. As extremidades, por regra, são as zonas mais suscetíveis!

Pode ser provocado pelo consumo excessivo de sal, permanecer muito tempo na mesma posição ou falta de atividade física regular.

 

Como prevenir?

 

Olhando para as principais causas de aparecimento da retenção de líquidos, podemos assumir que a prevenção e até mesmo a redução pode ser feita pelos seguintes métodos:

  • Evitar comer alimentos com muito sal/sódio (como batatas fritas, enchidos, caldos e molhos);
  • Beber bastante água para facilitar a excreção do sódio e dos fluídos acumulados;
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Comer mais alimentos ricos em magnésio, como cereais integrais e frutos gordos (avelãs, nozes, amêndoas), e em potássio, como leguminosas (grão, feijão) e hortofrutícolas em geral;
  • Medidas de higiene vascular (elevação dos membros inferiores, duche de água fria nos membros inferiores);
  • Alternar decúbitos (passar de posturas entre estar de pé e sentado com maior frequência);
  • Fazer exercício físico regularmente.

 

Como tratar?

 

  • Realizar drenagem linfática manual para favorecer a absorção de líquidos;
  • Realizar drenagem linfática mecânica - Pressoterapia;
  •  Utilização de meias de contenção elástica.

Beleza

22-06-2022

Olheiras, como cuidá-las

Todos sabemos o que são olheiras, mas nem sempre compreendemos o porquê de elas aparecerem nem como é que as podemos atenuar.

 

As olheiras são marcas indesejadas na pele ao redor dos olhos, que dão um aspeto cansado, e que podem ter várias causas.

 

Há vários tipos de olheiras que podemos classificar da seguinte forma:

  • Olheira profunda: com o sulco em baixo do olho muito acentuado que, mesmo com corretor de olheiras, continua a notar-se.
  • Olheira hipercrómica: com colocação escurecida, mas que disfarça completamente com corretor de olheiras.
  • Olheira por bolsa infra-orbitária: “papos” e flacidez na pele debaixo do olho

 

 

Então entenda como cuidar das suas olheiras!

 

  • Olheira profunda: preenchemos a depressão com Ácido Hialurónico
  • Olheira hipercrómica: despigmentantes e laser
  • Olheira por bolsa infra-orbitária: nos casos ligeiros a moderados podemos melhorar com Laser Fotona, Skinbooster ou fios PDO. Nos casos mais avançados o tratamento passa por cirurgia (Blefaroplastia)

 

Para conseguir prevenir a olheira é necessário tratar as suas principais causas, mas existem outras ações e rotinas no nosso dia a dia que podem contribuir para atenuar as olheiras, tais como:

 

    • Dormir bem
    • Beber bastante água durante o dia
    • Reduzir o stress
    • Não fumar
    • Usar protetor solar.

 

Tal como dizemos regularmente, o melhor procedimento para o tratamento de qualquer patologia deve ser sempre indicado por um Médico experiente e diferenciado nesta área, como os Cirurgiões Plásticos e Cirurgiões Maxilo-Faciais que temos na clínica, e sempre após uma consulta de avaliação, essa é a forma mais eficaz e eficiente de combater os seus problemas sem que haja nenhum resultado inesperado ou que comprometa a sua saúde.

 

 

Se tiver alguma dúvida sobre a melhor solução para si, entre em contato connosco para ser consultada por um Médico que será a pessoa ideal para esclarecer todas as suas questões e indicar os melhores tratamentos e produtos para cuidar das suas olheiras!

Exercício Físico

28-04-2022

A diferença de treinar acompanhado

Quando o tema é exercício físico acompanhado vs sozinho, são muitas as informações e orientações encontradas na internet. Por esse mesmo motivo resolvemos reunir as 5 principais razões pelo qual deve treinar acompanhada!

 

  1. O que treinar?

 

Esta é talvez a principal dúvida que surge a qualquer pessoa, apesar da resposta ser bastante simples.

 

Vários fatores como idade, peso, condição física e até mesmo o género são aspetos que criam diferentes necessidades.

 

E quem melhor para orientar o seu treino que um profissional qualificado com experiência para que possa desenvolver o SEU plano de treino, especificamente desenvolvido para a sua fisionomia e características.

 

  1. Com que frequência devo treinar?

 

Relacionado com a questão anterior, esta é a 2ª questão que surge logo após termos determinado os exercícios e modalidades de treino.

 

Para muitos treinar 3/5 vezes por semana é o número ideal, mas estas frequências estarão sempre dependentes dos exercícios em si, pelo que a frequência anda sempre de mão dada ao tipo de exercícios e vice-versa.

 

  1. Arranjar tempo para cumprir com o plano de treino.

 

Supondo que um treino personalizado é desenvolvido exclusivamente para cada individuo, cabe ao personal trainer desenvolver um plano que se enquadre nos horários e rotinas do aluno.

 

Obviamente que existe um compromisso por parte do aluno para que todo o plano seja cumprido mas se não houver profissionalismo na formulação do plano e perseverança por parte do aluno, todo o esforço será em vão, portanto prive pelo cumprimento do plano de treinos!

 

  1. Intensidade de treino

 

É possível que por vezes não se encontre no melhor humor ou disposição para realizar os seus treinos.

 

Este é um dos principais papeis que um profissional assume no seu exercício físico, o constante incentivo e apoio na execução dos exercícios.

 

 

  1. Dificuldade em criar rotina de treino

 

Todos sabemos o quão difícil é cumprir com um plano de treino e quão fácil é arranjar desculpas para não ir treinar.

 

Neste último ponto, e após termos percorrido as principais dificuldades de alguém que pratica exercício físico, abordamos o epicentro do treino. – a rotina!

 

A única forma de alcançar os seus objetivos será não ter em mente nenhuma data fixa e nunca se comparar ao próximo, apenas se deve focar no seu próprio timing e nos seus obstáculos.

 

E que melhor aliado para a criação de rotina que o compromisso com um personal trainer?