Lifestyle

Em busca da Felicidade

Cada um de nós é o ator principal das suas próprias vidas

De uma forma natural procuramos sentirmo-nos felizes. Na nossa condição de ser vivo, está subjacente a necessidade de fuga daquilo que nos magoa e uma busca por aquilo que nos faz sentir bem. Durante as diferentes etapas da nossa vida, fazemos planos, contruímos sonhos e desejamos algo. Ao longo do percurso, podemos ser invadidos por questões, por dúvidas que nos deixem desconfortáveis, podemos inclusivamente sentirmo-nos perdidos e sem saber onde reencontrar o trajeto. Noutras situações podemos ter uma maior dificuldade em perceber o que de facto nos faz feliz. O sentimento de incerteza e de dúvida pode muitas vezes toldar-nos. O insucesso pode, em muitas situações, ser difícil de compreender, quando demos tudo de nós. 

 

Somos um ser sociável por natureza. Temos a necessidade de manter relações com os outros. Sentimos empatia pelo próximo. Conhecemo-lo e por esse motivo sentimos que podemos ajudar naquilo que necessita. No entanto, a grande questão parece ser outra. Muitas vezes não sabemos o nosso caminho. Muitas vezes não sabemos o que correu mal. Muitas vezes não percebemos porque não concretizamos determinada meta. No entanto, muitas vezes é capaz de ajudar os outros nas suas questões. Muitas vezes é capaz de perceber o que levou ao sucesso/insucesso de alguém. Talvez isto aconteça porque permitiu-se a si mesmo a conhecer o outro, dedicou parte do seu tempo à sua compreensão. É neste sentido, que o autoconhecimento se assume como uma ferramenta indispensável. Torna-se muito complicado gerir o nosso potencial se nunca tivemos tempo nem forma de nos conhecermos a nós próprios. No meio de tantos estímulos, de uma rotina intensa, com múltiplos desafios a todos os instantes, muitas vezes não dedicamos tempo a este processo absolutamente fundamental na concretização da felicidade que todos buscamos nas nossas vidas. 

 

Não se esqueça que cada um de nós é o ator principal das suas próprias vidas. E que na busca contínua pela felicidade de cada um de nós, o autoconhecimento assume um papel determinante, na forma como lhe permite atribuir significados, reformular objetivos ou encontrar novos caminhos de ser feliz.

 

Dr. José Garrett - Psicólogo e Coach em sáude & bem-estar

Também pode relacionar

Lifestyle

Autoconfiança