Lifestyle

Contornar o imprevisto

Não adie os seus projetos!

Durante os últimos meses temos assistido a uma mudança drástica a nível global. O mundo tal como o conhecemos, parece ter mudado. A grande maioria dos países necessitou de parar. E coube-nos a nós, cidadãos comuns, travar uma batalha inesperada, lutando de uma forma silenciosa. Fazendo dos sacrifícios pessoais e comunitários, as armas indispensáveis para conseguirmos sair vitoriosos de toda esta situação negativa. Na realidade, temos ouvido com frequência, que este é um tempo incerto, não sabemos como vai evoluir a situação. Por momentos, quase somos instados a pensar que não temos mais nenhum controlo sobre as nossas vidas, que somos impotentes. Fomos confrontados com a ideia de projetos adiados e que este seria um ano perdido.

 

É normal que qualquer projeto ou plano que traçamos para nós próprios, não corra exatamente como o previsto, por muito minucioso que seja o nosso planeamento. O imprevisto é algo que nos invade diariamente. É muito complicado que sejamos capazes de prever tudo e fazer com que o nosso plano esteja preparado para dar resposta a todas as peripécias, que podem surgir durante a sua execução. De uma forma geral, é no imprevisto que somos forçados a dar respostas, a encontrar novas soluções que nunca havíamos equacionado antes. E se os nossos projetos forem capazes de dar respostas a novos desafios apenas se poderão tornar mais sólidos, mais robustos, e dessa forma aproximarem-se da sua concretização total.

 

Neste sentido, podemos encarar a atual situação, não como algo que nos obrigue a adiar projetos, mas como um imprevisto que nos estimule a dar novas respostas. Um imprevisto que testa a capacidade daquilo que planeamos. Assim, este poderá ser o momento ideal para encontrar novos caminhos que permitam, não só, continuar a execução do que havíamos planeado, bem como de aumentar a abrangência da nossa resposta inicial. Não adie os seus projetos! Mas perceba de que forma pode contornar o obstáculo encontrado, para continuar em pista, mais seguro e mais confiante.

 

Dr. José Garrett - Psicólogo e Coach em sáude & bem-estar

Também pode relacionar

Lifestyle

Na estrada da vida