Saúde

Os cuidados a ter com a sua pele em época de Covid-19

Sabia que a utilização prolongada da máscara pode danificar a pele do seu rosto?

Hoje vivemos uma das piores pandemias mundiais, e segundo as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), a utilização de equipamentos de proteção individual, como a máscara, é agora recomendada de forma generalizada.

A utilização da máscara pode a longo prazo causar efeitos colaterais na pele do rosto, uma vez que, criam um ambiente quente e húmido e quando usadas por tempo prolongado podem causar irritações, erupções cutâneas, prurido, acne e dermatites de contato, em casos extremos pode levar a hiperpigmentações, descamação e hematomas pelo atrito constante. Em pessoas em que já apresentem uma patologia crónica de pele previamente identificada, como acne, rosácea, dermatite atópica, dermatite seborreica ou psoríase podem também agravar o seu quadro clínico.

Assim, surge a necessidade de adotar medidas de prevençãopara as complicações anteriormente descritas:

  • É importante uma limpeza diária e regular com um gel de limpeza (adstringente e loção micelar) adquado ao seu tipo de pele. Após a utlização prolongada da máscara recomendamos a higienização do rosto;
  • Deve hidratar a pele com mais frequência, sendo que o cosmético não deve ser abrasivo para a pele e lhe provoque uma maior irritação, nomeadamente cremes anti-envelhecimento (contendo retinoides, alfa-hidroxiácidos não prescritos por profissionais, já que estes produtos acabam por comprometer o efeito barreira da pele) deve investir em fórmulas ricas em princípios ativos restauradores e calmantes com as ceramidas e vitamina E;
  • Evitar o uso de maquilhagem e aproveitar alguns periodos de descanso de forma a deixar a pele respirar e não obstruir os poros.

É importante não esquecer os fatores emocionais como potenciais causadores de alterações dérmicas. Esta situação pandémica leva-nos a uma insegurança constante e a uma mudança de rotina que aumenta os nossos níveis de stress, que por sua vez, origina uma desregulação hormonal, aumentando assim, a produção de cortisol estimulando as vias inflamatórias e consequentemente maior oleosidade na pele favorecendo a proliferação da bactéria do acne.

Assim, é fundamental uma avaliação promenorizada do seu rosto, bem como, do seu stress e ansiedade por parte de profissionais especializados de forma a diminuir e pervenir as complicações associadas ao uso da máscara.

 

Marque a sua consulta de avaliação junto dos nossos profissionais de saúde.

Também pode relacionar