Lifestyle

Dormir para viver melhor

a mudança de pequenos hábitos e rotinas pode ser a chave e a mudança para atingir a qualidade de sono

Tal como qualquer animal, nós o ser humano, necessita de ter uma boa rotina de sono para que todas as suas funções sejam executadas de forma plena. Apesar de nas diferentes etapas de vida, necessitarmos de quantidades diferentes de sono, este revela-se fundamental em todas elas. Frequentemente e por diferentes motivos, a nossa qualidade de sono fica comprometida. Neste sentido, é normal sentirmos cansaço, falta de concentração, uma maior irritabilidade, oscilações de humor ou até dores físicas. É também compreensível, que em fases de maior stress ou em acontecimentos de vida negativos, o nosso sono fique afetado. Contudo, podem haver outros hábitos mais rotineiros que afetem a nossa capacidade de descanso e a qualidade do tempo que passamos a dormir. De facto, a insónia acaba por ser um problema relativamente frequente e que pode comprometer o nosso dia a dia. De forma a resolver esta questão, é muito importante manter uma rotina de sono coerente e consistente.

 

Se numa era onde somos “invadidos” por tecnologia e onde esta parece ser a solução para muitos dos problemas do mundo atual, para questões do relacionadas com o sono estas poderão ser um problema adicional. Hoje temos acesso a um sem número de conteúdos online altamente estimulador. Um dos aspetos a ter em conta, quando se procura ter uma rotina de sono saudável passa por reduzir a estimulação que nos sujeitamos, cerca de uma hora antes de dormir. Existem videojogos e/ou aplicações que podem ser altamente viciantes e que várias vezes estimulam a nossa atenção e concentração. Neste sentido, poderá ser importante não nos expormos a este tipo de estímulos se o nosso objetivo for ter uma noite de sono reparadora. Como forma de substituir, podemos optar por uma leitura tradicional. Regule o tempo a que se expõe a este tipo de atividades e subsitua por outras menos estimulantes cerca de uma hora antes de adormecer. Desta forma, poderá contornar dificuldades sentidas quer ao adormecer quer na qualidade de sono obtida.

 

Existem muitos outros motivos que podem comprometer a sua qualidade de sono. Existem motivos que poderão requerer soluções de um grau de complexidade superior. No entanto, a mudança de pequenos hábitos e rotinas pode ser a chave e a mudança para atingir a qualidade de sono que pretende para si. Lembre-se que, muitas das dificuldades que enfrenta no seu dia a dia podem começar em rotinas de sono disfuncionais. Desta forma, pequenas mudanças nos seus hábitos e padrões poderão refletir-se em enormes ganhos e mais valias, no que à sua qualidade de vida diz respeito, quer a nível pessoal quer a nível profissional.

 

Dr. José Garrett - Psicólogo & Coach em saúde e bem-estar

Também pode relacionar