Lifestyle

Onde quero estar no final de 2020?

Chega agora a fase da arrumação

Na passada segunda feira finalizou-se, com o dia de reis, mais um período festivo, tradicional no final e no início de cada ano. Chega agora a fase da arrumação, de todos os objetos que utilizamos para adornar este tempo de celebração da família, da amizade e em que cometemos os típicos excessos, a todos os níveis. Se por um lado consideramos esta época, como uma época de confraternização e de convívio, também podemos considerar que esta quadra é uma época típica e propícia para uma avaliação pessoal e para um momento de introspeção mais individual e profundo. Um olhar para dentro, para aquilo que foi o nosso percurso e para aquilo que foram as metas pessoais que conseguimos atingir ou não.

 

Tendo em conta a particularidade de que esta passagem de ano constituiu também uma passagem de década, é provável que façamos uma autoavaliação ainda mais alargada para aquilo que é habitual. Concluída esta autoavaliação é usual traçarmos novas metas para o ano que agora começa. Sentimo-nos rejuvenescidos e altamente motivados. No entanto, também é possível que olhemos para aquilo que são as nossas conclusões e perceber que acabamos por não conseguir atingir as metas que desejávamos, com alguma frequência. É possível até que nem nos lembremos, aquando dessa mesma reflexão, quais eram as metas exatas que tínhamos traçado para o ano que agora findou.

 

E porque é que isto acontece? Será que não sou capaz de mudar? Será que não tenho a motivação necessária? Será que afinal esteja conformado com o meu “eu” atual? A resposta a estas questões pode estar, não em si enquanto pessoa, mas na forma como procura guiar a sua vida e na forma como formula os objetivos para si próprio. Na realidade sabemos que é importante traçarmos objetivos a longo prazo (para o ano que agora começa), contudo convém não esquecer que estamos a olhar para o cimo das escadas que agora começamos a subir. E para que possamos chegar ao topo cada degrau conta e tem a sua importância. Nesse sentido, aquilo que lhe proponho é que olhe para os seus objetivos que agora traçou e os divida em objetivos mais pequenos e com um espaço temporal mais curto (por exemplo, um objetivo a alcançar até ao final deste mês). Escreva-os em algum local que veja frequentemente. Utilize algumas dicas e técnicas para que formule objetivos eficazes (aconselho a técnica dos objetivos SMART). Desta forma, a possibilidade de conseguir realmente aquilo que deseja aumenta substancialmente.

 

Resta-me desejar-lhe um excelente ano de 2020 e uma década, em que espero que consiga atingir tudo aquilo que ambiciona. Sabendo que o caminho não será sempre em frente, mas que mesmo os períodos encarados como um falhanço podem ser fontes inesgotáveis de aprendizagem e crescimento pessoal.