Exercício Físico

Motivação 

Não tem motivação? Quer treinar, mas não tem vontade? Treina um mês e desiste?

Então este post é para si.

 

Nos dias em que nos encontramos a prática desportiva ainda se encontra desvalorizada em relação ao valor real que deveria ter. A falta da mesma cria um traçado que pode levar a doenças cardiovasculares, problemas de postura, stress, entre outros. Para se ter ideia desta inatividade o Centro para Controle e Prevenção de doenças dos Estados Unidos (CDC) relatou que aproximadamente 250,000 vidas são perdidas anualmente devido ao estilo de vida sedentário.

 

Quando falamos em atividade física ou exercício físico é importante conectar não apenas a parte física mas também a parte mental. Existem inúmeros fatores capazes de criar condições ótimas para a prática desportiva e, desta forma, todos eles devem estar em sintonia pois o corpo funciona como um todo. Definir a motivação de forma simples não é fácil, uma vez que se trata de um processo psicológico dinâmico e complexo, geralmente o seu conceito refere-se à vontade que leva os indivíduos a iniciarem e a manterem um determinado comportamento, sendo influenciada por fatores sociais e cognitivos (Roberts, 2001). Assim, a motivação refere-se aos aspetos da ativação e intenção comportamental:

  • Energia
  • Direção
  • Persistência.

 

No desporto é importante defenir objetivos e prazos, ou seja, “quero perder 5 quilos em 3 dias”. SIM, o objetivo está defenido mas é impossível de atingir o que nos diz que “sim devemos defenir objetivos” mas objetivos sustentáveis e possíveis de atingir no tempo defenido. Neste caso o objetivo poderia ser “dentro de 3 a 5 meses quero perder 5 kilos de forma saudavel” e, assim, já se torna possível manter a motivação constante, porque sentimos que temos tempo para atingir aquilo que queremos. Um dos grandes erros quando treinamos é estar sempre a avaliar aquilo que fazemos e como está o corpo antes e depois do treino. O que provavelmente irá acontecer é que não iremos notar grandes diferenças e a desmotivação aparecerá. Temos de ter calma e perceber que o corpo demora a mudar e é preciso ser insistente para que mude.

 

A base da vida é sair da zona de conforto pois, só assim, se chega a onde se quer.

Também pode relacionar