Beleza

Acabar com a celulite a tempo do Verão? Sim, é possível!

O que é a Celulite?

 

A celulite, ou mais precisamente a fleboedema gelóide, afeta quase todas as mulheres após a adolescência, sendo as pernas mais localizada na coxas na região postero-lateral e gluteos as áreas mais frequentemente afetadas.

 

Manifesta-se como acumulação de gordura e microcirculação vascular e linfática prejudicada, resultando na acumulação de líquidos e resíduos. Isto estimula uma reação de defesa no corpo, que provoca o espessamento dos septos que dividem os lóbulos gordos, bem como a invasão do conteúdo adiposo (gordura), alterando o aspeto da superfície da pele e dando-lhe um aspeto de "casca de laranja".

 

Podemos classificar a celulite por graus, sendo que nem todas as celulites são iguais e a mesma pessoa pode ter diferentes tipos de celulite.

 

Grau 1

 

Conhecida como celulite interna, só aparece se a pele for apertada com força, neste caso, os vasos sanguíneos estão muito suscetíveis à inflamação e acumulação de toxinas.

 

Grau 2

 

Nesta fase, não é necessário apertar a pele para se ver as marcas e é aqui que o sistema linfático está mais comprometido, sendo que a retenção de líquidos é bastante evidente.

 

Grau 3

 

As fibroses começam a ser visíveis e os nódulos a ser sentidos ao toque, estando a pele malnutrida, pode até haver desidratação de tecidos. A textura da pele é áspera e começam também a surgir microvarizes. É neste grau que a dor e inchaço fica evidente.

 

Grau 4

 

Nem mesmo a roupa consegue esconder este grau de celulite, as fibras que formam a musculatura formam nós e as células de gordura criam nódulos ainda maiores.

A circulação está completamente comprometida e a região afetada começa a escurecer e a dor.

 

 

 

 

Como devemos tratar a celulite?

 

Devem de ser utilizados tratamentos com a capacidade de eliminar a fibrose, seguida da diminuição da viscosidade do líquido intersticial promovendo a lipolise (degradação de gordura) e por último diminuir o edema. A avaliação é a parte mais importante do tratamento para um bom diagnóstico do tipo de celulíte a tratar.

Tratamentos que ajudam no combate - drenagem linfática, tightsculpting, tecarterapia, pressoterapia, eletroestimulação, entre outros.

 

 

Como podemos prevenir?

 

Para além apostar nos melhores tratamentos no combate à celulite, existem várias coisas que poderão auxiliar na prevenção e redução da celulite.

 

Uma alimentação adequada às nossas necessidades e a prática de exercício físico são talvez a peça mais importante na redução da celulite, desta forma vamos melhorar a circulação sanguínea, diminuir a ingestão de gordura e açúcar.

 

As nossas nutricionistas irão sempre desenvolver o melhor plano para que consiga atingir os seus objetivos, lembre-se que aumentar o consumo de água, frutas, sementes, legumes e verduras será sempre bom para que viva o seu dia a dia da melhor forma possível!

 

 

 

 

Para resumir, SIM! É possível acabar com a celulite a tempo do Verão!

 

Agende a sua consulta para perceber quais procedimentos são os melhores para si e comece hoje a planear o Verão que tanto anseia.

Também pode relacionar