Exercício Físico

Treino para Crianças!

Princípios e Mitos

Ao longo do tempo apareceram mitos relativos ao treino com jovens e crianças. O medo de gerar lesões e impedir o crescimento são os maiores responsáveis por alguns dogmas existentes na área desportiva, dogmas estes que foram sendo desmistificados por uma das maiores entidades ligadas ao estudo do desporto, a ACSM.

 

As recomendações atuais apontam para que as crianças e jovens em idade escolar pratiquem no minimo 60 minutos diários de atividade física de ritmo moderado a vigoroso todos os dias da semana. Devendo praticar exercícios aérobios tais como: andar de bicicleta, correr, nadar, entre outros. Hoje em dia, o programa de cardio apresenta grandes benefícios quando adicionado ao trabalho de força, que tem tido resultados bastante positivos sobre a saúde, o fitness e a performance dos jovens atletas. Este tipo de trabalho tem sido adicionado ao treino nas escolas, centros de fitness e centros de performance desportiva para jovens e crianças. Segundo a ACSM o treino de força é seguro e efetivo desde que acompanhado e supervisionado por um profissional competente. O treino de força deve ter programas consistentes ligados às necessidades, habilidade e objetivos de cada participante (ACSM, 2016).

 

Se o jovem atleta pode praticar futebol, voleibol, andebol, então não existe razão para que não pratique treino de força. O objetivo do treino de força nestas idades é providenciar a melhoria do sistema musculo-esquelético, melhorar o fitness geral da criança, melhorar as suas habilidades e conseguir que alguma da sua energia diária seja canalizada para algo que lhe traz saúde. Um programa de treino deverá incluir Resistência, Flexibilidade, Mobilidade, Força e Habilidade para que haja um reforço total do jovem atleta. Cada exercício deve ter entre 1 a 3 séries de 6 a 15 repetições, começando inicialmente com mais repetições, sendo que ao longo do tempo, com melhoria da técnica, essas mesmas repetições podem descer através do aumento da carga (ACSM, 2016).

 

 

Princípios de treino a seguir para o treino com crianças:

  • Princípio da Progressão: Progredir nos exercícios, na sua dificuldade e na técnica ao longo do tempo de forma sustentada.
  • Princípio da Regularidade: O treino deve ser consistente ao longo do tempo, não adianta treinar um mês, parar dois meses e voltar a treinar um mês.
  • Princípio da Sobrecarga: Para haver melhorias é preciso sobrecarregar o sistema de forma controlada de modo a estimular o desenvolvimento.
  • Princípio da Creatividade: Creatividade no sentido de estimular o jovem atleta através de exercícios corretos com diversas progressões, materiais diferentes e alterações no posicionamento do corpo de modo que promovam a motivação para o treino.
  • Princípio do Apreciamento: Este príncipio dita que os jovens que gostam do que treinam têm maior tendência para atingir os seus objetivos e maior vontade de continuar.
  • Princípio Da Socialização: O treino cria grande influência sobre a capacidade social dos jovens.
  • Princípio da Supervisão: O treino acompanhado por um profissional competente maximiza os resultados do praticante e a sua saúde (ACSM, 2016).

 

Mitos Do Treino de Força para Crianças:

  • O treino de Força vai parar o crescimento da criança e do jovem?

Não. O treino providencia o crescimento e fortalecimento muscular.

 

  • O treino de Força Não é seguro nestas idades?

Não. É seguro e deve ser praticado pois melhora a postura e força geral.

 

  • Os jovens precisam no mínimo de ter 12 anos para poder treinar?

Não. Normalmente a partir dos 7 anos é possivel fazer treino de força sendo antes dessa idade possível trabalhar outras habilidades.

 

  • As meninas vão ficar com músculos grandes e desporporcionais?

Não. Para as meninas é mais difícil desenvolver massa muscular, sendo que, a porporção de desenvolvimento da mesma, nesta idade, é inferior à idade adulta.

 

  • O treino de força é apenas para jovens que sejam atletas?

Não. O treino de força adequa-se a todos os jovens, não apenas a atletas (ACSM, 2016).

 

Em suma, podemos concluir que a prática de exercício físico é essencial para os seus filhos e o treino de força é uma excelente opção para o desenvolvimento dos mesmos no futuro.

 

Venha experimentar um treino com os eu filho/a!

 

 

ACSM. , Youth and strengh training, 2016.

ACSM. , Resistence training for kids, 2017.

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