Saúde

A importância do Coaching na Nutrição

Imagine-se a atingir resultados novos, melhores e mais duradouros

A nossa alimentação tem sido um tema de amplo debate por diversos motivos. Por razões estéticas, de saúde ou até ideológicas a forma como comemos tem estado na ordem do dia, desempenhando um papel central na discussão. Na verdade, uma grande parte de nós, em diferentes momentos, já experimentou uma dieta alternativa. Seja qual for o motivo que nos leva a entrar numa nova dinâmica alimentar, esta apresenta-se sempre como um momento de desafio pessoal. Como popularmente costumamos dizer, o ser humano é um animal de hábitos. Modificar rotinas e parões de algo tão pessoal e individual, como a alimentação, pode muitas vezes constituir-se como um desafio complicado de superar. Desta forma, os resultados que inicialmente pretendemos, podem ser comprometidos, ou a manutenção dos ganhos pode ser muito difícil de ser uma realidade. Na génese desta dificuldade está o ser humano e algo tão complexo, como o seu comportamento.

 

De facto, sabemos que existem inúmeros fatores que podem influenciar a forma como comemos. O nosso estilo de vida, a nossa cultura, a nossa rotina diária, as pessoas com quem moramos, os níveis de stress a que estamos expostos diariamente e a própria perceção sobre a alimentação. Desta forma podemos compreender que muitas vezes precisamos de nos conhecer em primeiro lugar e desta forma desenvolver estratégias que nos permitam atingir um “rendimento” superior, relativamente aquilo que possam ser experiências passadas frustradas. É comum que numa fase inicial exista um pico de motivação que nos seja mais fácil cumprir com aquilo que está estipulado, mas sabemos que com o decorrer do tempo é expectável que hajam fases de desânimo de “queda” e de possível retrocesso. É precisamente sobre o aspeto comportamental, que o processo de acompanhamento individual procura agir. Numa caminhada íntima, pessoal e exclusiva, poderá redescobrir-se, conhecer-se melhor e dessa forma adotar respostas e estratégias mais eficazes para si mesmo. Acreditamos numa visão holística, integradora e verdadeiramente transformadora.

 

Neste sentido, a dificuldade que poderá sentir na concretização dos seus objetivos, poderá residir não na dieta prescrita, mas na forma como a enquadra do seu quotidiano. Respeitando sempre a idiossincrasia de cada um de nós, acreditamos que neste processo simbiótico entre o acompanhamento individual e o acompanhamento nutricional, poderá atingir resultados novos, melhores e mais duradouros.

 

Dr. José Garrett - Psicólogo e Coach em sáude & bem-estar

Também pode relacionar